Conheço muita gente que nem mexe no umbigo do RN. Alguns têm nojo, outros têm medo de machucar o bebê. A minha avó Bita dizia que quem cuida do umbigo do neném tem um vínculo de amor com ele para sempre. Eu prefiri acreditar nessa teoria e cuidei do umbigo dos meus meninos.
Na verdade os cuidados não passam de higienização perfeita do local, tanto na primeira semana de vida, quando geralmente o coto umbilical seca e cai, como alguns dias mais, depois da queda, até a completa cicatrização da área. O indicado é só usar o álcool 70, o melhor amigo da mamãe nos primeiros dias. Em tudo a gente usa o tal do álcool...
Para a higiene da região devemos mantê-la seca (para a cicatrização) e limpa (para evitar infecções).
A limpeza do local é realmente bastante simples e deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas, para o cordão não ficar molhado de urina. Com uma haste de algodão embebida em álcool, limpe a "raiz" do coto em toda a volta, segurando-o perpendicularmente à barriguinha do bebê. Retire cuidadosamente qualquer serosidade que aí se tenha formado. Ao terminar, observe a coloração da ponta da haste. Se estiver escurecida repita a limpeza com uma nova haste e faça isto quantas vezes forem necessárias até que a ponta de algodão se mostre inteiramente limpa sem quaisquer sinais de secreções.
E é apenas isso. O resto será providenciado pela própria natureza. O coto será ressecado, como que mumificado e se desprenderá sozinho. A cicatriz que fica no local deverá receber os mesmos cuidados até que também ela seque inteiramente dentro de mais uns três a quatro dias. Não use cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região.
Detalhe: na hora em que o umbigo do Artur ia cair, eu chamei meu esposo para amparar. O umbiguinho ficou na mão dele e ele ficou todo emocionado. Foi uma maneira de garantir o vínculo entre os dois para uma vida inteira, já que nossa ligação de 9 meses ninguém nunca vai poder superar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário